Crenoterapia

A crenoterapia é um tipo de terapia alternativa que se baseia no uso de águas minerais para tratamentos de saúde. Este método terapêutico natural tem origem em práticas antigas e tem sido utilizado ao longo da história para auxiliar na cura e no alívio de diversas condições médicas. A crenoterapia envolve tanto a ingestão de águas minerais quanto a imersão corporal em fontes, rios ou lagos de águas termais ricas em minerais.

A prática da crenoterapia acredita que a água mineral, devido à sua composição única, possui propriedades curativas que podem ajudar a promover a saúde e o bem-estar. Dependendo do tipo de água mineral, ela pode conter uma variedade de minerais e outros componentes, como sulfatos, bicarbonatos, cálcio, magnésio e gases naturais. Cada um desses elementos é considerado benéfico para certos aspectos da saúde humana.

A crenoterapia é uma das diversas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) contempladas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. As PICS são abordagens que visam integrar e complementar a medicina convencional com práticas alternativas que têm como objetivo promover uma saúde mais holística e equilibrada. Elas baseiam-se no reconhecimento de que a saúde é mais do que a ausência de doenças e engloba o bem-estar físico, mental, emocional e social.

No contexto da PNPIC, a crenoterapia é reconhecida como um método terapêutico que contribui para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. O SUS oferece essa modalidade terapêutica em algumas de suas unidades, permitindo que os usuários tenham acesso a esse recurso natural de promoção da saúde.

É importante lembrar que, enquanto a crenoterapia pode ajudar a aliviar certas condições de saúde e promover o bem-estar, ela deve ser usada como uma prática complementar à medicina convencional e não como substituto para tratamentos médicos necessários. É sempre aconselhável discutir qualquer nova abordagem terapêutica com um profissional de saúde qualificado antes de iniciá-la.