Osteopatia

A Osteopatia é uma abordagem terapêutica manual que se concentra no tratamento e prevenção de uma variedade de condições de saúde, através da identificação e tratamento de disfunções na estrutura do corpo. Ela se baseia na filosofia de que o corpo tem a capacidade inerente de se autocurar e de que todos os sistemas do corpo estão interligados, sendo essencial para a saúde que esses sistemas estejam em harmonia e funcionando adequadamente.

Na prática da Osteopatia, os profissionais utilizam uma série de técnicas manuais, incluindo massagem, manipulação das articulações, alongamentos e técnicas cranianas para tratar uma variedade de problemas. Isso pode incluir dores musculares e articulares, problemas de postura, problemas digestivos, dores de cabeça, entre outros. O foco da Osteopatia é tratar o indivíduo como um todo, ao invés de focar apenas no sintoma ou na doença.

A Osteopatia defende a ideia de que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas um estado completo de bem-estar físico e mental. Ao tratar o corpo como um sistema integrado, a Osteopatia busca equilibrar todas as partes do corpo para promover a saúde e prevenir doenças.

No contexto da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS), a Osteopatia é reconhecida como uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). As PICS são uma gama de práticas que visam promover a saúde e prevenir doenças, com foco no cuidado integral do indivíduo.

Em acordo com a visão das PICS, a Osteopatia é considerada uma abordagem valiosa para complementar a medicina convencional. Através da sua abordagem holística, ela promove a autonomia do indivíduo, incentivando o entendimento sobre o próprio corpo e como mantê-lo em equilíbrio. Isso se alinha com o objetivo das PICS de empoderar o indivíduo a tomar ações proativas em relação à sua própria saúde.

Em suma, a Osteopatia, como uma das PICS, traz consigo uma visão de saúde que é ao mesmo tempo antiga e moderna: a compreensão de que a saúde é um estado de equilíbrio do corpo e da mente, e que cada indivíduo possui a capacidade inerente de alcançar e manter este equilíbrio.